IMAC

Install, Move, Add, Change

Trata-se e uma terminologia de mercado utilizada em todo o mundo por empresas como a REORDER especializadas na prestação de serviços em tecnologia da informação. Tem por objetivo classificar determinados tipos e características de serviços que ocorrem com frequência no atendimento aos usuários das empresas. 

Dessa forma, através de sistemas de ITSM ou Information Technology Service Management (Gerenciamento de Serviços de TI), um modelo de software que possui diversas ferramentas e que através de metodologias como ITIL e COBIT cobrem diversos processos comuns ao Service Desk, tais como o controle de incidentes, a gestão de mudanças, ciclo de vida de ativos, gerenciamento de inventários, base de conhecimento entre outros.

Embora muitas vezes não seja notada pelos colaboradores, a movimentação de equipamentos nas instalações das empresas costuma ocorrer com frequência. A necessidade de instalação, desinstalação de equipamentos e movimentação devido a chegada de novos colaboradores é muito comum e ocorre incessantemente.

Da mesma forma a adição de hardware e software para adequação de equipamentos às necessidades de determinados grupos de usuários permitem explorar ao máximo o investimento já realizado nesses equipamentos.

Essas atividades que são controladas pela equipe de TI fazem parte dos serviços de suporte à informática e necessitam de atenção especial sempre que um novo incidente é aberto, não apenas para evitar interrupções nas atividades dos usuários, mas devido a manutenção no controle de ativos.

A REORDER possui grande experiência associada a uma sólida metodologia na gestão do parque de equipamentos que permite o controle eficiente de toda movimentação física e lógica ocorrida, mantendo sempre atualizado e disponível o inventário de equipamentos de TI.

Um controle eficiente sobre os ativos associado a ações de manutenção preventiva garantem redução nos custos incorridos em aquisições e manutenções muitas vezes desnecessários em hardware e software, assim como evita que a empresa fique em desacordo com as políticas de concessão de licenças mitigando também os riscos com multas. 

 

 

Install (instalação): Considera-se a instalação de um equipamento, notebook, desktop, server e seus periféricos, como no caso do desktop que inclui monitor, teclado e mouse. Faz parte desta atividade desde retirar o equipamento novo da embalagem até os ajustes e configurações de software e rede para entrega-lo funcional ao usuário.

 

Move (movimentação): Realocação de equipamentos, com adequação de hardware e ou software se necessário para a mudança e a reinstalação da Máquina em um novo local. Um Move será considerado dois IMACs.

O Move embora pareça simples envolve uma série de atividades que não são tão simples ou rápidas. Dependendo do escopo de mudança o equipamento em questão pode estar sendo removido de um determinado departamento e passando a ser ativo de outro e por vezes em outro endereço ou até mesmo outra cidade. O impacto desta atividade pode incorrer em contratação de transporte especializado, seguro, emissão de nota fiscal para movimentação assim como revisão na alocação do ativo junto ao controle patrimonial.

 

Add (adição): Dividido em duas categorias, hardware e software sobre equipamento já em uso como segue:

  • Adição de hardware: instalação de um componente novo interno ou externo adequado às políticas de utilização de recursos e normas da empresa. Estão inclusos testes de funcionalidade para garantir o perfeito funcionamento do equipamento e dos seus periféricos após a adição.

  • Adição de software: consiste da instalação de um ou mais softwares considerados padrão pelos procedimentos, normas e políticas da empresa que devem estar devidamente homologados, aprovados e testados pelo processo de mudanças (registrados e controlado via Service Desk em suíte de ITSM).

 

Change (mudança): Refere-se a solicitações de mudanças ou modificações nas características técnicas de hardware e ou software de equipamentos. Essas solicitações normalmente implicam em alterações de comportamento de hardware ou software e exatamente por isso, devem ser analisadas cuidadosamente antes de sua execução, planejadas, testadas e por fim alteradas mantendo-se os registros na solução de ITSM.

 

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